Um blog sobre cosméticos

ENTREVISTA
Verônica Kato – Perfumista Natura

01.Qual foi a fragrância mais fácil e difícil que você criou? E como foi o processo de criação?

Cquote1.svg É uma resposta difícil, pois nós perfumistas brincamos dizendo que o nosso trabalho é 1% de inspiração e 99% de transpiração (rs!), o que acontece é que para chegarmos ao ensaio final, fazemos dezenas, as vezes centenas de retrabalhos e nem sempre  a fragrância é a escolhida do projeto, seguindo esse raciocínio posso lhe responder que a criação do Pitanga foi com certeza a mais fácil  porque ela foi aprovada na primeira submissão, e dos últimos lançamentos,  talvez a linha VôVó, tenha sido o mais demandante, foi uma co-criação com os perfumistas Marion Costero e Napoleão Bastos da IFF, onde encontramos muita dificuldade em traduzir o conceito e chegar aos perfumes finais que agradassem as diferentes gerações Cquote2.svg

disse a perfumista

02.Sabemos que a Natura nos últimos anos vem mudando as características olfativas, saindo do tradicional cítricos e amadeirados, e fazendo novas apostas como o “adociado” um componente que está entrando principalmente no portfólio masculino. Porque a Natura está fazendo essas mudanças?

Cquote1.svg O nosso consumidor está evoluindo quanto ao gosto olfativo,  tem a ver com a globalização e com o aumento do poder aquisitivo, até alguns anos atrás antes da abertura do mercado, praticamente o que ele conhecia eram as águas de colônia e as estruturas clássicas ( a exceção de algumas pessoas que tinham o privilégio de poder viajar com frequência), aos poucos ele foi sendo apresentado a estruturas mais complexas,  com toques frutais, ozônicos e  adocicados,  composições menos  literais  ( cítricos, amadeirados, de ervas, etc. ) mas  mais artísticas e emocionais, traduzidas em caminhos olfativos que traduzissem os atributos, alegria, humor, sensualidade, e é neste último atributo, que se encontra o  caminho olfativo adocicado Cquote2.svg

03.Muitos clientes gostariam de saber mais sobre as curiosidades da linha Amó. Por exemplo, qual foi o tempo que se levou para criar a linha? Quais foram às inspirações que buscou trazer a história da marca? 

Cquote1.svg A linha Amó é um exemplo de um projeto complexo, levou 3 anos e envolveu  co-criações com perfumistas do Brasil,  N.Y. e Paris, e para traduzir o amor de verdade, os altos e baixos de uma relação, os cheiros foram traduzidos em forma de  convites,  para encantar o outro fizemos o convite do  “Amasso”, para temperar a relação o convite do “Chamego”, para cuidar do outro o convite do “Xodó” , etc. Por exemplo, para criar o convite para “encantar o outro”, pensamos, que cheiro poderia “encantar”, “despertar um sorriso” em alguém? E veio a inspiração de colocar um toque de maçã do amor no perfume, pois é um cheiro que além de atrair,  encanta! mas além  de encantar, queríamos  “reencantar” o outro muitas vezes, e veio a inspiração de colocar um toque de chocolate que além de encantar todo mundo ele vicia docemente! Cquote2.svg

04.É verdade que se aplicar o perfume na roupa, pode manchar?

Cquote1.svg Depende, se o perfume tiver uma cor muito escura, em tonalidades verde, azul, âmbar, poderia  ser, quando aplicados em pontos localizados,  mas a maioria dos perfumes com coloração suave e que são aplicados em forma de borrifadas de “ nuvens” não costumam apresentar problemas, o ideal é sempre testá-lo  antes no algodão. Cquote2.svg

05.Um pedido que é extremamente feito, é fragrâncias focados para o público Jovem. Você poderia nos citar um perfume que se encaixe neste público? E será que teremos mais novidades em perfumes para essa faixa-etária?

Cquote1.svg Nós temos a linha Faces que é voltada para este público e que tem o portifólio renovado constantemente Ex: Faces Super Stilo que já é tradicional na linha e  Faces Inspiradora que foi lançada a pouco tempo e  é  um grande sucesso,  a linha Humor também é apreciada pelo público jovem por ter como assinatura notas frutadas que trazem alegria e jovialidade, outra duas linhas que costumam agradar os jovens  por serem mais adocicados, são as linhas Kriska e Revelar Cquote2.svg

finaliza Verônica
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